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PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM MARKETING

 

O Programa Excelência em Marketing é um programa de 5 dias desenhado para apresentação a Directores de Marketing, Gestores de Produto e Responsáveis por Unidades de Negócio.

 

Objectivos

Quando os gestores terminarem este programa, terão um entendimento prático acerca das tarefas e princípios da gestão estratégica de mercados, incluindo o processo envolvido no desenvolvimento de planos para produtos. Assim eles serão capazes de:

  • Segmentar o mercado para produtos e serviços, baseando a abordagem nas necessidades ou desejos dos clientes e respectivas prioridades.

  • Determinar quais as vantagens competitivas e diferenciadoras em segmentos importantes e como manter essas vantagens face a concorrentes novos ou já existentes.

  • Identificar concorrentes, directos e indirectos, e formular hipóteses fundamentadas sobre as suas prováveis acções, futuras acções e reacções.

  • Compreender estratégias de segmentação para produto e mercado que sejam internamente consistentes e tecnicamente completas.

  • Identificar capacidades e desenvolver modos para ultrapassar barreiras à execução estratégica.

  • Princípios de marketing e suas aplicações no ambiente negocial das empresas.

  • O processo de planeamento incluindo as relações através da análise de situação, o desenvolvimento de pressupostos de planeamento e a formulação da própria estratégia incluindo o desenho de planos de acção.

  • Características que distinguem empresas orientadas para o mercado daquelas que são guiadas pelas vendas, finanças, produtos ou tecnologias.

  • Tarefas do marketing incluindo as interfaces com outras funções (pesquisa e desenvolvimento, vendas, qualidade, assuntos legais, logística entre outras) na formulação e execução da estratégia.

  • Estabelecer um vocabulário comum a ser partilhado por todos os participantes.


PROGRAMA
 

Trabalho Prévio

- Leitura de “case studies”
- Leituras em Excelência de Marketing

Apresentação do Programa

- Objectivos do Programa
- Tópicos a serem discutidos
- Expectativas dos Participantes

Módulo 1: As Mudanças no Ambiente Negocial

- Forças em Presença
- Inter-negócios
- Intra-negócios
- Consequências para o potencial de crescimento futuro
- Implicações para as unidades de negócio e para o grupo de marketing

Módulo 2: Aquisição de Competências em Auditoria de Mercado

- Auditoria de orientação externa
- Apresentações de grupo e discussão
- Implicações nos papeis e responsabilidades das unidades de negócio/marketing

Módulo 3: Gestão Estratégica de Mercados

- Tarefas do marketing, das vendas e de outras funções
- Pré-requisitos para desempenhar essas tarefas
- Princípios do marketing estratégico
- Segmentação e “targeting”
- Vantagem competitiva

Sessão de Planeamento 1:Competências Críticas do Marketing - Identificação das competências

Sessão de Planeamento 2: Análise de Vantagem Competitiva

Módulo 4: Criação de Estratégias Orientadas para o Mercado

- Propósitos de estratégias orientadas para o mercado
- Resolução de diferenças inter-funcionais
- Questões no processo de desenho estratégico
- Elementos de estratégia orientada para o mercado
- Objectivos
- Foco estratégico
- Posicionamento
- Programas
- Resumo

Competências Críticas do Marketing

- Descrição e definição
- Importância
- Avaliação específica de vários negócios
- “Benchmarking” externo

Módulo 5: Gestão Através do Ciclo de Vida de Produtos

- Distinção entre categorias de produto, formas de produto e ciclos de rentabilidade
- Análise e comparação de portfólio
- Estratégia desenhada para pioneiros de tecnologia e para seguidores de tecnologia
- Características, opções estratégicas e recursos requeridos em diferentes pontos do ciclo de vida:
- Desenvolvimento do mercado
- Crescimento rápido
- Turbulência competitiva
- Maturidade

Sessão de Planeamento 3: Análise do Ciclo de Vida de Produtos

Módulo 6: Análise da Concorrência

- Fontes de inteligência
- Fases de análise
- Identificação
- “Targeting”
- Estabelecimento de perfis
- Análise (corporativa, negocial, produto/mercado)
- Relação com a formulação estratégica

Sessão de Planeamento 4: Análise da Concorrência

Módulo 7: O Processo de Planeamento

- A montagem do palco: planos estratégico e anual
- Significado dos pressupostos de planeamento
- A condução da análise de situação
- Definição de mercado alvo
- Análise do ambiente
- Análise do segmento de negócio
- Análise de clientes
- Análise da concorrência
- Abordagem interna
- Formulação das premissas de planeamento
- Relação com a formulação estratégica
- Preparação do plano formal: escrito

Sessão de Planeamento 5: Criação de Estratégias Orientadas para o Mercado

Plano de Acção Individual: Competências Críticas do Marketing

- Revisão e discussão de caso (grupo)
- Apresentação de caso (grupo)

Revisão e Avaliação do Programa

Fim do Programa

 

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